segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PONTORMO, MANEIRISTA


Jacopo da Pontormo, Jacopo Pontormo ou simplesmente Pontormo, foi um pintor maneirista italiano da Escola Florentina. Era famoso pelo uso de poses contorcidas, perspectiva distorcida cores marcadamente incomuns e peculiares, que pareciam espelhar seu temperamento neurótico e inquieto.

Jacopo Carucci nasceu em Pontorme, perto de Empoli. Foi aprendiz de Leonardo da Vinci, Mariotto Albertinelli, Piero di Cosimo, e finalmente em 1512, de Andrea del Sarto.
Pontormo pintou somente em Florença, com o patrocínio da Família Médici. Pintou afrescos de pastores e campos, um gênero quase incomum na pintura de Florença. Em 1522, com a peste em Florença, Pontormo partiu para Certosa di Galuzzo, um monastério da Ordem dos Cartuxos, onde pintou uma série de afrescos.
O grande altar construído por Brunelleschi para a Capela Capponi, na Igreja de Santa Felicita, em Florença, é considerada sua obra-prima. A Galeria Uffizi abriga outra de suas obras-primas, a “Ceia em Emaús”, junto com vários retratos, realizados com proporções Maneiristas.
A marca registrada de sua adesão ao estilo maneirista está presente na energia psíquica superando a beleza natural do corpo, apresentando belos ritmos lineares, mas com movimento incansável, espaço ambíguo e cores vívidas. Em resumo, para Pontormo, a obra de arte passou a ser, sobretudo, um ornamento.
Esta característica fica bem patente na obra "Retrato de Francesco Guardi" (Portrait of a Halberdier), onde Pontormo introduz uma nova dimensão aos seus retratos, expressando a imagem pública do modelo, enquanto sugere, na figura, sua vida interior.


Retrato de Francesco Guardi

Postado diante do muro de um forte, este soldado bem vestido aparece bem preparado para a luta, com uma lança nas mãos e uma alabarda na cintura. Seu olhar penetrante contrasta com a pose de fanfarrão e com sua compleição física, denunciando a presença de um inofensivo adolescente. 
Como um retratista, Jacopo Pontormo tornou-se renomado pela sutileza dos detalhes, que revelam um estudo psicologicamente complexo do modelo retratado. Neste quadro, o artista mostra uma arrogância ingênua e infantil, no corpo de um jovem aparentemente vulnerável.
Pintor da corte de Medici, Pontormo foi um pioneiro do Maneirismo em Florença, iniciando um novo e sofisticado tipo de retrato, em que a elegância e a reserva aristocrática se fazem presentes.
A identidade do modelo é ainda muito discutida. O pintor florentino Giorgio Vasari notou que, durante o cerco de Florença, por volta de 1528, Pontormo pintou uma «obra muito bonita», um retrato do jovem nobre Francesco Guardi, em traje de soldado. Com efeito, havendo Francesco nascido em 1514, seria um adolescente quando o quadro foi pintado. Baseado em um inventário florentino, Cosimo de Medici também deu indicações de que se trata do jovem Francesco.

“A Deposição da cruz“


Cena da vida no Hospital de São Mateus”


“A ceia de Emaús”

Nenhum comentário: